Lentes para Ceratocone

O Ceratocone é uma doença degenerativa do olho. A córnea sofre mudanças de estrutura o que faz com que ela fique mais fina e com formato cônico. O Ceratocone causa distorção significativa da visão, como a formação de múltiplas imagens, e grande intolerância à luz. O diagnóstico ocorre, normalmente, em adolescentes podendo se agravar a partir dos 20, 30 anos. Já a sua estabilização acontece entre os 30 e 40 anos. A Topografia Corneana Computadorizada é o exame que fornece os dados mais precisos para diagnóstico.

As causas do Ceratocone ainda são desconhecidas. Ele pode ocorrer em um olho só ou em ambos os olhos. Quando acontece de forma bilateral, a enfermidade pode comprometer a habilidade do paciente para várias tarefas, como ler ou dirigir. A grande maioria dos portadores de Ceratocone consegue corrigir o problema com lentes de contato, mas os casos mais graves necessitam de transplante de córnea, conhecido também como Ceratoplastia.

O objetivo do tratamento é proporcionar ao paciente uma boa acuidade visual. Isso é feito através do uso de  vários tipos de lentes de contato, que ajudam a preservar a saúde da córnea.