Cirurgia de Estrabismo

A cirurgia de correção de estrabismo, condição que faz com que os olhos fiquem desalinhados, é um meio eficaz e muito procurado para tratar a condição. Todavia, assim como outros procedimentos, esse oferece riscos e pode não resolver totalmente o problema. Entenda, a seguir, tudo sobre o método.

 

O que é estrabismo?

Estrabismo é uma condição caracterizada pelo desalinhamento da vista, que pode ser voltado para dentro ou para fora. Pode atingir um ou ambos os olhos e, por vezes, causa visão dupla e até mesmo perda da visão.

 

As causas

– Falta de óculos

Geralmente, essa manifestação ocorre pela falta de óculos na infância. Como forma de lidar com a dificuldade em enxergar e focar, o cérebro prioriza as funções de um olho, a fim de fixar o que é visto, e deixa de desenvolver o outro, que acaba se desalinhando para não atrapalhar a outra vista.

– Muscular

Alterações não explicadas dos músculos que regem e seguram os olhos podem causar estrabismo. De acordo com entrevista dada pelo oftalmologista e diretor clínico do Instituto de Oftalmologia de Curitiba, Luiz Geraldo Simões de Assis, sobre a correção de estrabismo de PC Siqueira, esses músculos funcionam como cordas que indicam a direção do olhar.

– Neurológicas

Doenças infecciosas e tumores também podem causar essa alteração na visão, já que interferem na função dos neurônios que controlam os músculos oculares. Essa é uma das causas mais comuns de estrabismo em adultos.

A cirurgia

Se você pensa em realizar essa cirurgia, o primeiro passo é avaliar o tipo de estrabismo e todo o quadro clínico em uma consulta oftalmológica.

Se for atestada a necessidade de cirurgia, são realizados exames para avaliar o grau de desalinhamento ocular e quais músculos podem ser manipulados. O procedimento é rápido e dura aproximadamente uma hora.

O método é eficaz, mas nem sempre corrige 100% do desalinhamento, já que respeita as limitações fisiológicas de cada paciente. Em alguns pacientes, pode ser necessário um segundo procedimento para obter melhores resultados.